15 de mai. de 2007

Rebeca Macaca.



Macaco quando muito pula, quer chumbo”. Ouvi de Olavo Carvalho certa vez. Não que a frase seja oriunda do mesmo, não que o Olavo esteja sempre certo, mas ele tinha suas razões, assim como Oswald de Andrade ao dizer que o “O Brasil é uma República Federativa cheia de árvores e de gente dizendo adeus”.

Rebeca era assim, não apenas como o Brasil, mas como o macaco saltitante também. A garota não parava (nem pairava) um segundo. O mundo era dela, o qual abraça com suas pernas1. Todo dia era dia de carnaval, para ela, claro. A garota aprendeu que não precisava de nada nem de ninguém, só esqueceu que tudo o que aprendeu se não era mentira era mentira2.

E Rebeca pulava de galho em galho, sempre dando adeus. Pulava feliz num ramo, via outro melhor e tchau. Sistematicamente. Um dia Rebeca cansou (ou, passou dos 25 anos) e foi descansar no galho mais seguro do bosque do eterno carnaval. O galho disse adeus e pulou em outra macaca3. Rebeca caiu triste. Já sem forças para pular de galho em galho (ou, nenhum galho mais a agüentava), ao léu, disposta na relva, desprovida de amparo e alento. Levou chumbo4 de um caçador que embaixo da árvore cochilava. Pois bem, meus amigos, um outro já diria, “a vida é uma piada, quem riu é porque não entendeu”.


  1. E o que fica entre elas.
  2. E vice-versa.
  3. Realidade em traje surreal.
  4. Sempre é época de caça às Rebecas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho q todos nós fomos,somos ou seremos Rebecas em alguma fase da nossa vida.Só espero que o caçador-mor(Deus,Jeová,Moisés,etc)não me abata tão cedo!!
Eita que esse tal de Elias até que tem talento!=D
=*

Anônimo disse...

Seria cômico se trágico não fosse (ou vice-versa) hehehe.
Eu particularmente nunca fui Rebeca não (será que já nasci com mais de 25?!) vai saber...Mas é o risco que todos, independente de sermos Rebecas, Marias ou Carlas, corremos, mas é aquela história, a gente só recebe adeus quando algum dia alguém se fez presente e a gente não consegue ter certeza se esse presente se fará um dia ausente...É sempre um 'tiro no escuro', que pode valer a pena, ou não (e vice-versa).
Muito bom o texto.
Até breve. =)

Mythus disse...

Pois é, pois é...

adestre a macaca que há dentro de você!

:D

Lorena Travassos disse...

olhe: "a macaca da macaca eh dela e ela da pra quem quiser" :P achei a rubrica 1 um pouco critica, mas o texto é legal sim :)

Anônimo disse...

"a vida é uma piada, quem riu é porque não entendeu” - meu irmão, e na fase negra que estou passando na minha vida é até maldade ler uma coisa dessa, porque... eu não estou conseguindo rir. e tudo se resume a "¬¬"